top of page
Videodança Boi Ancestral - Encontro com nossas raizes

Videodança Boi Ancestral - Encontro com nossas raizes

Joel Martins Anselmo

“Boi Ancestral” é um videodança que emerge das manifestações populares ligadas ao Boi da Manta. A obra é uma celebração poética e corporal que entrelaça memória, tradição e contemporaneidade, ressignificando os gestos, os ritmos e os símbolos que atravessam essa brincadeira popular.


O Boi, figura central da obra, surge como metáfora de conexão entre mundos: ancestralidade e contemporaneidade, sagrado e profano, corpo e som. A manta que cobre os corpos dos intérpretes carrega não apenas a estética da brincadeira, mas também o peso simbólico das heranças afro-brasileiras e indígenas que sustentam essa tradição.


A obra convida o espectador a percorrer os caminhos do centro histórico de Santa Luzia tendo como cenário sua arquitetura barroca e colonial — entre ruas de pedra, capelas, encruzilhadas, praças e currais. O corpo brinca, rasteja, se eleva, gira e se reinventa, como quem dança para manter viva uma memória coletiva.


“Boi Ancestral” é mais do que uma representação; é um reencontro. É som que procura corpo, é corpo que reverbera som. É a força de uma cultura que insiste em permanecer viva, dançada, cantada e compartilhada.

Ficha técnica

Boi Ancestral (2025, Brasil) – Direção e coreografia: Joel Martins | Figurino: Cícero Miranda | Produção: Cíntia Woow | Intérpretes e criadores: Emanuela Santos, Flor Menezes, Freddy Áfric, Kaiky Neves, Éris Gabriella, Rute Fonseca, Marlene Ferreira e Márcio Miguel | Direção de fotografia: Lucas Henrique Ferreira | Assistência de fotografia: Matheus Neves | Fotografia still: Arthur Richard | Trilha sonora: Johnny Herno | Mixagem e masterização: Ronilson Silva | Gestão financeira: Amanda Pontes | Design gráfico e gestão de redes sociais: Débora Alves | Acessibilidade: Fabiana Moreira e Uziel Ferreira | Duração: 10’

Mini bio do autor

Joel Martins atua principalmente como Professor, Dançarino, coreógrafo e Diretor. Especializado em Danças Urbanas, Dança Contemporânea e Ballet básico. Graduado em dança pela Universidade Federal de Minas Gerais. Artista Registrado pelo Sindicato Dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais. Atuou nos programas de extensão: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Dança Experimental: Um diálogo entre a Dança e a Educação através da UFMG; premiado pelo protagonismo, promoção e incentivo a Dança no Premio Cidade de Vespasiano (2022-2024) e Festival Internacional Arte Minas 2025. Além disso é diretor da C2 Cia de Dança com a qual realizou os espetáculos profissionais com o apoio de Leis de Incentivo a cultura: "Boi Ancestral" e "Ser Mulher" que tem sido destaque em cidades da Região Metropolitana. E por fim integra a Cia Fusion de Danças Urbanas com a qual já se apresentou em diversos estados do Brasil.

Pagina de LOGOS atualizadas (22-10-25) horizontal.png

fala com a gente:

email: mostrarasgo@gmail.com

instagram: mostrarasgo_ouropreto

©2023 por Mostra Rasgo de Videodança. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page