


Aqui
Luciano Botelho
Um documento poético sobre lugares e memórias. E também sobre lugares que guardam memórias - e vice-versa. Uma dança com imagens, sons e palavras, onde o individual e o coletivo, o histórico e o corriqueiro, o real e o imaginado, o corpo e a cidade se misturam.
Criada a partir de exercícios de observação e improvisação em vivências performativas nos bens tombados e outros lugares da cidade de Ipatinga, "AQUI" é uma videodança com performance e texto de Luciano Botelho, direção e edição de Léo Coessens e trilha sonora de Barulhista.
Ficha técnica
AQUI (2024, Brasil) – Performer: Luciano Botelho | Direção e edição: Léo Coessens | Trilha sonora: Barulhista | Figurino: Bárbara Pavione | Colaboração: Wenderson Godoi | Duração: 8'50"
Mini bio do autor
Artista da dança contemporânea, diretor artístico e coordenador de comunicação do Grupo Hibridus Dança desde 2011. Com uma trajetória que une palco, audiovisual e formação, já realizou apresentações e residências em cidades como Xangai, Daegu, Biella, Berlim e Lisboa, além de ter participado de festivais de videodança e performance na Argentina e no Brasil. Sua pesquisa atravessa a cena e a imagem, com trabalhos como as videodanças “…fora de todas as casas, de todas as lógicas” (2020), em parceria com Léo Coessens, e Fleshibequi, além de espetáculos como ADEÓ e Coisa é Tudo. Como instrutor, atuou em projetos voltados a idosos, adultos e adolescentes, explorando dança, circo, expressão corporal e fortalecimento de vínculos comunitários. Luciano tem experiência em curadoria e produção de mostras artísticas, com destaque para o Acuenda – Manifestações Artísticas e Culturais Pautadas pela Diversidade de Gênero, e mantém uma atuação constante em projetos que conectam dança, audiovisual, diversidade e formação de público, consolidando-se como um dos nomes expressivos da cena cultural mineira.
